top of page

O consumo de refrigerante na gestação pode causar distúrbios hipertensivos da gravidez (HDP)

Mirella Casarin


Os distúrbios hipertensivos da gravidez (HDP) são uma das principais causas de mortalidade materna e de desfechos perinatais como a prematuridade, asfixia perinatal e baixo peso ao nascer e também aumentam o risco de doenças futuras na mãe e no filho.


Os HDP incluem: Hipertensão crônica de qualquer causa que anteceda a gravidez, Hipertensão gestacional, Pré eclampsia, Hipertensão crônica com pré eclampsia sobreposta.


Um estudo de coorte realizou um estudo com o objetivo de avaliar os fatores de risco para o parto pré termo em uma coorte de gestantes selecionadas nas primeiras semanas de gestação denominada BRISA. Essa pesquisa foi realizada em duas cidades do Brasil São Luís e Ribeirão Preto.




A hipertensão tem uma evolução rápida durante a gestação, isso porque nesse período o organismo da mulher sofre inúmeras adaptações com anormalidades hormonais e metabólicas que ocorrem naturalmente durante a gestação, resultando em um aumento dos níveis de LDL e triglicerídeos e também na diminuição do HDL.


Essas adaptações aumentam o estresse oxidativo durante a gravidez, podendo resultar em um maior risco de hipertensão.


Além disso, não só os refrigerantes, mas outras bebidas açucaradas foram associadas com parto prematuro, aumento de peso na gestação (sobrepeso / obesidade), síndrome metabólica e diabetes tipo 2.


A alimentação tem um papel importante no aparecimento de distúrbios hipertensivos da gravidez, uma alimentação equilibrada e saudável não inclui refrigerantes e nem sucos de caixinha.


https://doi.org/10.1590/1414-431x202010162



2 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


© 2021 por Dra. Mirella Casarin.

Me siga nas redes sociais

Entre em contato para mais informações

(11) 98114-0519

contato@nutrimirellacasarin.com.br

  • Wix Facebook page
  • Instagram

Nutricionista perto de mim

Nutricionista em São Paulo

Nutricionista em Osasco

Nutricionista em Barueri

Nutricionista em Alphaville

Nutricionista em Guarulhos

Nutricionista no Itaim Bibi

Nutricionista em Pinheiros

Nutricionista em Alto de pinheiros

Nutricionista na Vila Yara

Nutricionista na Vila Campesina

Nutricionista em Santana de Parnaíba

Nutricionista na Aldeia da Serra

Nutricionista para mulheres 

Nutricionista SP

Nutricionista Online SP

Nutricionista Online 

Nutricionista Saúde da Mulher

Nutricionista Saúde da Mulher e Materno Infantil

Nutricionista Materno Infantil

Nutricionista Fertilidade

Nutricionista Gestação

Nutricionista para Grávidas

Nutricionista para menopausa

Ayurveda para Mulheres

Dieta para mulheres

Alimentação para mulheres

Emagrecimento para mulheres

Nutricionista boa e barata

Alimentação Vegana e Vegetariana

Nutricionista Vegana Vegetariana

Nutricionista particular

Diabetes gestacional nutrição

Alimentos para mulheres

Mulheres com som

bottom of page